top of page
Olá amiguinhos, meu nome é Mundinho.
Você sabia que com pequenas atitudes você pode ajudar a cuidar do planeta? Não jogar lixo nas ruas, reciclar o lixo, economizar água e não maltratar os animais ou as plantas são algumas coisas que podemos fazer.  Vamos cuidar do planeta juntos? Eu vou ajudar vocês nessa grande aventura.

Para ler mais você pode rolar a página ou clicar em um dos botões abaixo.

separaçãodolixo

Separação do lixo

Você sabia que não pode misturar todo tipo de lixo?  Pois é, cada um tem a sua lixeira, cada uma tem uma cor diferente, que é para não confundir! 
 
Pode ser separado em seis grupos: o de papel, vidro, plástico, metal, restos de comida, e outros como o óleo, brinquedos, pilhas. Para separar bem certinho, existem seis lixeiras: 

 

1- Lixeira azul: é para aonde vai papel 
e o papelão;

 

Tipos de papel que podem ser reciclados: papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, entre outros.

2- Lixeira verde é para os vidros;
 

Tipos de vidros recicláveis: Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas, cacos de vidros, frascos de perfumes, vidros de janelas e pratos, tigelas e copos.

3- Lixeira vermelha é para o plástico,
como as garrafas pet;

Os tipos de plásticos recicláveis são as garrafas PET, potes, tampas de embalagens, sacos plásticos, copos descartáveis e até brinquedos de plástico.

 4- Lixeira amarela: Esta vai metal e o aço, como as latinhas de refrigerante;

Os principais tipos de metal que podem ser reciclados são:

- Latas de alumínio e de aço     - Arames, pregos, parafusos

- Panelas sem cabo                    - Canos de metal

- Molduras de quadros              - Tampinhas de garrafa

- Tampas metálicas de potes de iogurtes ou margarinas

- Papel alumínio

5- Lixeira marrom: Esta é só para o lixo orgânico,que são os restos de comida e alguns restos de plantas também.

O lixo orgânico é todo resto de comida ou plantas. São estes tipo de materiais que devem destinado ao aterro sanitário da cidade. Separado dos recicláveis.

     Outros produtos como óleo, brinquedos quebrados e pilhas são destinados a outros locais. Não é comum achar esta lixeira junto das outras, mas lembre-se que nunca devem ser jogados junto do lixo comum, então é so encontrar um ponto de coleta na sua cidade.
 
      Em casa não precisa separar em cada lixeira, basta separar o lixo reciclável do lixo orgânico, e levar os recicláveis para a coleta seletiva do seu município.

Agora que você já aprendeu o lugar de cada lixeira, vamos brincar?

cuidardaágua
      No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, e existe este dia tão importante para nos lembrarmos de que sem água não podemos sobreviver.
     Você sabia que se não fosse a água, muitas frutas e verduras não existiriam? Elas precisam de água para crescer e nos alimentar. Também é com água que cozinha, tomamos banho e você sabia que mais da metade do nosso corpo é feito de água? Sem água não poderíamos viver. Mas você sabia que se nós não cuidarmos não teremos mais água no mundo? 

Cuidados com a água

Por causa do desperdício, a poluição, as mudanças climáticas, o ciclo da água teve muitas mudanças. Em países como a China, Índia e o norte da África já sofrem bastante com a falta de água. E existem pesquisas que dizem que se nada mudar, até o ano 2050, 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. 
Nós podemos ajudar a cuidar da água, vamos ver como:
 
- Tomar banho mais rápido e fechar a torneira enquanto está se ensaboando;
 
- Na hora de escovar os dentes, nada de deixar a torneira aberta. Com essa atitude você economiza no mínimo 10 litros de água!
 
- Quando a mamãe for lavar a roupa, deixar acumular mais roupas e lavar tudo de uma vez;
 
- Para lavar louça o ideal é ensaboar tudo o que for lavar com a torneira fechada, só abrindo na hora de enxaguar;
 
- Nada de deixar o papai lavar o carro ou a calçada com mangueira, pois joga muita água fora;

 

     É amiguinho, sabia que se cada um fizer a sua parte teremos muito mais água no futuro? Mas é verdade, vamos fazer a nossa parte e cuidar da água, para ter sempre água para usar.

3rs

Os 3 R's da sustentabilidade

Quando se fala em reciclagem, é lembrado dos R's. Esses R's são como passo-a-passo para reciclar. Você sabe quais são? Eles são:

 

Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar. Eles servem para reduzir a quantidade de lixo que produzimos diariamente.

Vamos conhecer cada um deles:

1º: Reduzir

 

Reduzir quer dizer que devemos reduzir o consumo e o exageiro, que é quando compramos muitas coisas que não precisamos, quando servimos muita comida no prato e jogamos metade fora. Reduzir o que está sobrando, assim evitamos gerar mais lixo. 

3º: Reciclar

 

Reciclar é quando é utilizado um material, que iria para o lixo, para fazer outros materiais. Um exemplo é a garrafa pet, que pode se tornar pratinhos de festas ou outras garrafas pet. Diferente do reutilizar, quando reciclamos, é preciso desfazer um produto para fazer ele se tornar outro. Hoje em dia, quase todos os produtos podem ser reciclados.

 

 

Para conhecer mais sobre a reciclagem:

 

2º: Reutilizar

 

Você sabia que quando está doando uma roupa que não usa mais, está ajudando a reciclar? Pois é, reutilizar recursos que temos, como ao invés de jogar fora uma roupa, doar ela a outra pessoa. Horta suspensa e caixote de feira são maneiras de reutilizar matérias que não são uteis de uma forma e servem para outra.

Curiosidade:

      Além dos 3 R's, usados mundialmente, alguns estudiosos utilizam outros formatos, como:

Os 4 R's são: Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Reintegrar.

Os 5 R's são: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar.

 

     A diferença entre reutilizar, reciclar e reintegrar é:

Reciclar: Mandar o produto de volta para o processamento após sua utilização, exemplo: latinha de alumínio volta para a indústria de

latinhas;

 

Reutilizar: Após o uso, reutilizar o produto para outro fim, exemplo: pegar um pote de vidro vazio e usar para guardar moedas;

 

Reintegrar: Reintegrar o produto a natureza, ou seja, transformá-lo novamente em um recurso natural, exemplo: compostagem de resíduos orgânicos para fazer húmus e adubo.

(Fonte: Licenciamento Ambiental)

© Copyright 2014 Eco Kids na Web. Criado pelos estudantes de Comunicação Social - Jornalismo. Faculdade Univel.

bottom of page